quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Os Benefícios do Escalda Pés

A prática do Escalda Pés é milenar, mas está sendo redescoberta em razão de seus inúmeros benefícios. A finalidade, antigamente, era aliviar os pés depois de longa caminhada, aquecer o corpo de pessoas gripadas, resfriadas, ou mesmo aquelas que pegaram friagem, pois o bem estar acontece quando temos os pés quentes e a mente fria.

Os pés são a base de sustentação do corpo, possuindo uma importância fundamental para a qualidade de vida do corpo e mente. São extremamente fortes, mais ao mesmo tempo delicados, pois fazem um incrível esforço durante o dia, pois estudos estimam que damos mais de 20 mil passos por dia, com uma carga diária de 100 toneladas!!! Além disso possui, através da reflexologia, todo o mapa do nosso corpo, órgãos na sua planta.

Hoje em dia, com o resgate da medicina natural, descobriu-se inúmeros benefícios e inúmeras maneiras de se utilizar o Escalda Pés. Segundo a MTC, Medicina Tradicional Chinesa, essa prática equilibra as energias Yin (pés) e Yang (cabeça), principalmente quando se está cansado, estressado, fadigado física e mentalmente, sendo, inclusive, um ótimo remédio para alívio de dores de cabeça, cansaço, tensões musculares, preocupações, acalmar uma mente muito inquieta, tratar insônia, ansiedade, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios e depressão.

Na Medicina Ayurvédica, Indiana, o Escalda Pés é benéfico para pessoas com tipo ou dosha Vata, que possuem as extremidades frias no inverno. Neste caso, a prática ajusta o equilíbrio energético e ativa a circulação sanguínea nas extremidades.

Essa prática terapêutica é indicada uma ou duas vezes na semana, com a temperatura adequada à sensibilidade de cada pessoa, mergulhando os pés até a altura dos tornozelos, por no mínimo 15 minutos, não ultrapassando 25 minutos.

Um modo de tornar o Escalda Pés mais terapêutico ainda, é utilizar sal grosso, aromaterapia ou fitoterapia em conjunto com a técnica. Caso queira relaxar ainda mais, é possível colocar pedrinhas, bolinhas de gude, pequenos cristais polidos, para massagear em movimentos circulares as plantas dos pés, os músculos e a mente agradecem.

Uma vez que os poros imediatamente se dilatam, ativando a circulação sanguínea, a mente relaxa, descarregando toda a tensão do corpo.

Para potencializar os efeitos do Escalda Pés, acrescente na água os seguintes produtos:
- Sal Grosso Marinho: duas colheres de sopa ajudam a drenar os líquidos do corpo, reduzir edemas, além do relaxamento. Repetindo esse escalda-pés três vezes na semana, poderá combater, também, infecções causadas por fungos.
- Óleo essencial de Eucalipto e Hortelã: auxilia as pessoas que possuem problemas respiratórios, combate o cansaço e alivia a sensação de peso nas pernas. De 5 a 8 gotas para 2 litros de água.
- Sálvia Officinalis: age como tônico, combate a depressão, baixa a pressão e equilibra a circulação sanguínea.
- Alecrim ou Jasmim: pode ser usado em óleo ou a própria erva, traz disposição, alegria e bem estar. Indicado, também, em estados depressivos.
- Capim Limão, Erva Cidreira ou Capim Cidrão: calmante, descongestionante, relaxante.

Em caso de uso de ervas in natura, devem ser maceradas delicadamente na água, para que soltem seus óleos essenciais. Se usar flores, coloque-as por último, misturando delicadamente aos outros ingredientes.

Técnicas estéticas também estão sendo usadas para incrementar o Escalda Pés tradicional. O conhecido Spa dos Pés é realizado, praticamente, do mesmo jeito, porém foram incluídas as técnicas de: Higienização, Esfoliação, Hidratação, e posterior Imersão dos pés em água morna.

Alguns benefícios do Escalda Pés:
- Aliviar a pressão nos pés
- Descansar as pernas
- Revigorar o corpo
- Combater sintomas da Depressão
- Reduzir calos
- Prevenção a dores de cabeça
- Melhorar a Circulação Sanguínea
- Repôr energias
- Melhora do equilíbrio físico e mental
- Hidratação e emoliência (no caso do spa dos pés)
- Outros.

Mas atenção, esta técnica é contra-indicada para diabéticos, portadores de arteriosclerose, isquemia, e com parcialidade para os que possuem pressão arterial baixa, ou baixíssima.

Gostou? Curta e compartilhe!
Abraços de luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário